Allez, allez a Ici Bistro! Allez, allez a Ici Bistro!
Existem lugares que nos ensinam.
Que transmitem conhecimento sem este ser, necessariamente, a sua razão de existir.
Se existe uma linha de “escolas” de hospitalidade aqui em São Paulo, o ICI BISTRO, do Renato Ades e do Benny Novak, é a minha Grande Ècole de Hospitalité.
O que existe na Rua Mato Grosso 396 não é apenas um estabelecimento gastronômico, é a cristalização do Savoir-Faire (Saber-Fazer) e do Art de Vivre (Arte de Viver) da filosofia francesa.
Isso é, possivelmente, uma das maiores realizações que um restaurateur (aquele que projeta, desenha e conceitualiza restaurantes) pode alcançar – um estabelecimento que transmite uma idéia de estilo de vida, sem estar acima do sbor do produto e de uma gastronomia de qualidade. Parabéns aos envolvidos!
Quer compreender o que é restauração clássica em bom nível? Allez a Ici Bistro!
Quer gabaritar todos os fundamentos de um restaurante – gastronomia, atendimento, ritus, bebidas e coesão conceitual? Allez a Ici Bistro!
Quer compreender como desenhar um ambiente que não precisa convencer no “grito” o que ele almeja ser (chora, mattacitta!)? Allez a Ici Bistro!
Quer ser feliz? Allez a Ici Bistro!
[Ritus pessoais]
Com um menu que oferece mais peso nos opções de pratos (Les PLats) do que de estradas (Les Entrées), e com um salão amplo e com mesas de tamanho adequado para uma refeição farta, eu particularmente me divirto mais iniciando a noite no balcão lindo e classudo à direita do salão – preferencialmente acompanhado pelo meu amor @.



A noite consiste em uma taça de espumante Cave Geisse e uma sequência que envolve: coxinhas de rã com tomate da casa, escargots com manteiga de alho e salsa, steak tartare clássico e uma salada verde de queijo de cabra. Caso prefira, o bar também entrega cocktails adequados e com bons rótulos, como o Dry Martini e o Adonis.
Indispensável comentar sobre o Couvert, com destaque para o pão fenomenal da @ – ácidez, maciez interna e com boa crosta, que antecede e acompanha a seleção acima.
Na sequência, e após sermos direcionados para nossa mesa, prefiro dividir uma das opções de principais do menu, como o Filet Au Poivre Vert com batatas gratinadas, os Canards (confit ou magret) e o risotto del bosco na versão pequena (talvez o único risoto que gosto de comer em São Paulo).
Normalmente pulo à sobremesa e o café por uma questão pessoal. Mas, como recomendação, fica a Tarte Tatin quando em 4 pessoas ou mais.

Leave a Reply